29 abril 2014

Banda Pantera


Pantera foi uma banda de heavy metal, formada no inicio da década de 1980, que atingiu um grau de sucesso que poucas bandas do gênero conseguiram. Os integrantes da banda eram Phil Anselmo (vocal), Dimebag Darrell, “Darrell Abbott” (guitarra), Rex Brown “Rex Rocker” (baixo) e Vinnie Paul Abbott “Vincent Abbott” (bateria). Inicialmente a banda seguia o um som mais voltado para o “glam hard rock”, com o passar do tempo, passaram para um som mais pesado, e aderiram o "power-groove", termo usado pela própria banda, por causa dos riffs marcantes que as musicas possuíam. 



Com 9 álbuns de estúdio, o álbum que mais fez sucesso do Pantera foi o “Vulgar Display of Power”, lançado em 1992, quando vocais em falsete foram substituídos por vocais gritados, influenciados pelo hardcore. O álbum trazia um som de guitarra muito mais pesado, as musicas "Walk" e "Mouth For War", viraram verdadeiros hinos da banda. O último álbum lançado pela banda Pantera, foi em 2000, intitulado “Reinventing The Steel”, a musica "Revolution is My Name" foi a de maior sucesso, nela se destacavam os timbres de bateria e guitarra. 


A banda acabou depois que o vocalista Phil Anselmo saiu da banda em 2001, o fim doPantera não foi amigável. Haviam boatos que a banda podia voltar, mas em dezembro de 2004, um fanático do Pantera assassinou a tiros o guitarrista Dimebag Darrell, em cima do palco da na casa de espetáculos Alrosa Villa, em Columbus, Ohio. Após a morte de Dimebag Darrell, o retorno da banda passou a ser impossível. 



Fonte: Som 13