P.O.D, a banda de San Diego, foi formada em 1992. A principal característica é de serem cristãos, logo abordam muito o tema do Evangelho, mas os integrantes não gostam dos dogmas e dizem que são voltados diretamente a Cristo.
O nome P.O.D é abreviação de "Payable on Death". É uma palavra técnica muito utilizada nos bancos. Quer dizer que quando uma pessoa morre alguém vai herdar seus bens. Então é necessário que essa pessoa morra para herdar, isso é uma referência à pessoa de Cristo que morreu pelos humanos, pagando seus pecados, dando aos mesmos a chance de se salvarem. Em português Payable On Death seria algo como 'Pagável na Morte'.
É interessante toda esta devoção, porque ao ver esses caras tatuados, ninguém iria imaginar uma coisa dessas, até os amigos dos integrantes, quando falam algum palavrão, pedem desculpas pra eles na hora, he he he... Em suas letras falam de suas experiências pessoais com Jesus, apesar disso a sonoridade é bem consistente e pesada.
A banda mistura muitos elementos em suas músicas: hardcore, hip-hop, reggae e a batida pesada do metal. Seu primeiro disco, 'Snuff The Punk', tinha um tanto de 'Thrash'. Mas quanto ao estilo do P.O.D... é um pouco difícil de se rotular, é o chamado: 'New Metal', muito variante, que tem como características o peso do som hardcore aliado aos toques alternativos que são facultativos em muitas bandas, como: vocais 'rap', o rap-metal/rapcore, certas bandas que possuem DJ's, como é o caso do Industrial, uma tendência que alia a música eletrônica ao Rock; Outras bandas tem umas batidas 'Funk', bandas de Metal Moderno, já o metalcore valoriza mais os solos e se mantém no Metal/Hardcore. Enfim, o New Metal em geral é sempre uma grande mistura. P.O.D, uma das bandas pioneiras no estilo, mas que teve poucas 'luzes' durante sua formação, o que se confirma no fato dos três primeiros álbuns serem de selo próprio, Rescue Records. No entanto a cada novo trabalho conseguem mostrar que são profissionais de verdade.
Apesar de suas peculiares influências musicais latinas, pode se afirmar que o som do Payable On Death tem a mesma linearidade em relação a bandas de New Metal:Project 86, Spoken, Gryp, East West, Papa Roach, Kittie, System of a Down,Deftones, Korn, Coal Chamber, Soulfly, Sepultura, Slipknot, Godsmack, Limp Bizkit,Taproot, Linkin Park, Incubus ... É realmente uma grande mistura, pra quem 'sabe' o que é New Metal, com certeza percebeu aí nesses exemplos algumas bandas totalmente diferentes uma das outras.
Desde sua fundação, a banda foi conquistando espaço no cenário das bandas americanas e hoje já é conhecida por todo o mundo. Já tocaram em festivais grandes com bandas como Slipknot, Korn, Papa Roach e Linkin Park. P.O.D participou do famoso Ozzfest, em 2002, grande festival de rock "promovido" por Ozzy Osbourne, que na época contou com: o próprio "Ozzy", Rob Zombie, System of a down e outros... Participaram de trilhas sonoras de filmes como "Little Nick", comAdam Sandler, com a música "School of Hard Knocks", "Any Given Sunday" com "Whatever It Takes", "Scorpion King" com "Set It Off" e recentemente: "The Matrix Reloaded", com "Sleeping Awake", além de muitas outras.
No início de 2003, a banda foi convidada à estar gravando e gravou a música líder da trilha sonora do filme Matrix Reloaded, foi nesse ponto da história que houve uma mudança em sua formação, o guitarrista Marcos Curiel iniciou um projeto paralelo,Accident Experiment, banda composta pelo ex-vocalista da extinta e também Cristã, Grammatrain que fazia um som grunge, Marcos afirmou que estava cansado de tocar com um "Compromisso" nas letras, no caso a Ideologia do Evangelho, algo que vem soando como "rebeldia" em sua nova banda, e ele havia proposto a banda modificar suas letras dali em diante, deixar de lado nas músicas as suas idéias e conceitos sobre a Vida com Deus e até partir pra "um outro segmento de mercado", os demais integrantes da banda não gostaram nem um pouquinho da Idéia! ...
... E disseram para ele que não iriam mudar sua maneira de compôr as canções, e continuariam testemunhando o Amor de Jesus Cristo nas letras, sendo assim Marcos decidiu abandonar a banda alegando que sua crença em Deus era diferente dos outros integrantes da banda, mas não deu detalhes desta "diferença" de doutrina.
Cerca de uma semana depois, foi anunciado o substituto: Sonny, Traa e Wuv não hesitaram em chamar Jason Truby, ex-guitarrista e fundador da também Cristã,Living Sacrifice, banda Trash/Metalcore, o mesmo era muito amigo dos Integrantes. Certa vez realizaram uma turnê com o Living Sacrifice e o carro quebrou em Little Rock, Jason e sua esposa os acolheram em casa por uma semana! Nessa situação que tiveram oportunidade de conhecerem melhor o Jason, ele e Marcos ficaram tocando guitarra de brincadeira, naquela época Truby estava firme com o Living Sacrifice, mas confessava que tinha vontade de tocar outro estilo Metal em relação ao que o Living Sacrifice era. É legal também poder lembrar que o próprio Marcos, ex-guitarrista havia dito: "-Se tivéssemos mais um guitarrista, gostaria que fosse o Truby.". E assim P.O.D prossegue com seu trabalho. Gravaram 2 discos com o Jason nas guitarras: Payable On Death e Testify, além de terem lançado uma coletânea Greatest Hits
No final de 2006, porém, logo após o lançamento da coletânea, eis que duas notícias, quase que simultâneas, surpreendem os fãs: Marcos Curiel retorna ao P.O.D e Jason deixa a banda.
Fonte: Banda Misterio